Guilherme Prado

Guilherme Prado é pré-candidato a Prefeito do PSOL para a prefeitura de Santos/SP

Guilherme Prado e Eneida Koury são os pré-candidatos do PSOL na cidade de Santos em 2020

Rafael | 50.000

Rafael

Formação acadêmica e militância política caminhando sempre de mãos dadas

 

Rafael Moreira nasceu no interior de São Paulo, e mudou-se para Santos logo aos 5 anos de idade. Desde então, foi adotado pela cidade e também a adotou pra viver, estabelecendo durante a infância e a adolescência seu vínculo com o lugar onde seus bisavós chegaram e estabeleceram suas raízes.

Começou sua militância política em 2005, enquanto se dividia entre sua atuação como professor de línguas e os estudos, por meio dos protestos contra o aumento da tarifa municipal de ônibus em Santos, no Movimento pela Redução da Tarifa (MRT). O movimento reivindicava a municipalização do sistema de transporte, a revogação do abusivo aumento de R$ 1,80 para R$ 2,00 (inimaginável comparado ao valor atual da tarifa), e mais transparência por parte da empresa que administra o sistema. O movimento conquistou grande visibilidade na cidade e realizou uma série de audiências públicas com os vereadores, embora a transparência ainda seja uma reivindicação que permanece até hoje.

Ingressou na Universidade de São Paulo em 2007, como estudante de graduação em Ciências Sociais, e saiu de lá em 2019, depois de 12 anos de carreira acadêmica, como Doutor em Ciência Política, formado num dos melhores departamentos de sua área do Brasil.

Durante sua passagem pela USP levou sempre em paralelo sua formação acadêmica e sua militância política, procurando devolver à sociedade brasileira aquilo que lhe foi proporcionado por meio de sua educação. Foi diretor por duas gestões do CeUPES Ísis de Oliveira, Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais, representante discente dos alunos de graduação junto ao Departamento de Ciência Política, e voluntário no Hospital Universitário no setor de Pediatria. Na área acadêmica, participou de inúmeros congressos e foi autor de artigos científicos e capítulos de livros em sua área, como nas obras “O Congresso Nacional, os Partidos Políticos e o Sistema de Integridade” e “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos”, organizados pelo cientista político José Álvaro Moisés. Fez também uma parte de sua formação na Universidade Autônoma de Barcelona, tendo sido aprovado para uma temporada de estudos na universidade durante seu Bacharelado. Segue atuando na área acadêmica até hoje enquanto pesquisador associado do NUPPs, o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, e do CEBRAP, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, e atualmente está escrevendo seu novo livro, sobre os impactos da extinção do Ministério da Cultura no governo Bolsonaro.

Durante seu Doutorado, decidiu deixar São Paulo e retornar a Santos, para fortalecer seu vínculo com a cidade em que cresceu, e para estar mais próximo de seu círculo familiar.

A partir de então passou a ministrar cursos e palestras em sua principal área de formação, e também a atuar como comentarista político dos veículos de comunicação da Baixada Santista, contribuindo com artigos e entrevistas para vários dos jornais da nossa região.

Em 2020 filiou-se ao PSOL e atualmente disputa sua primeira eleição a um cargo público na vida, concorrendo para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Santos, e seguindo na sua trajetória de dar de volta à sociedade aquilo que lhe foi proporcionado por meio de sua formação acadêmica. Numa época em que muitos pregam o ódio e a intolerância, Rafael procura construir pontes ao invés de muros, estabelecendo canais de diálogo e de participação com a população santista. Sua atuação política se orienta por três principais pilares: a redução das desigualdades sociais; o combate às formas de opressão e preconceito; e a proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

 

 

PROPOSTAS DE Rafael 50.000

Comprometeu-se em sua pré-campanha, até o momento, e num eventual mandato a defender quatro conjuntos de propostas:

1- A “Agenda Marielle Franco”, conjunto de propostas elaboradas pelo instituto que leva o nome da vereadora do PSOL assassinada no Rio de Janeiro para levar adiante o seu legado (https://www.agendamarielle.com/);

2- Carta compromisso do “Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista” em prol da construção de novas práticas econômicas e sociais (https://bit.ly/3cCeaT4);

3- Agenda Mínima Regional do Núcleo BrCidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, conjunto de propostas que visa promover o direito à cidade e a redução das desigualdades no espaço urbano (https://bit.ly/3mTtJKH);

4- “Carta da Saúde Pública à População e aos Candidatos e Candidatas às Eleições Municipais no Brasil”, elaborada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que tem como eixo central a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) (https://bit.ly/3i5bLBn).

5- “Carta compromisso da Rede em Defesa do Patrimônio cultural paulista”, que consiste em uma série de compromissos da nossa candidatura com a preservação e valorização patrimônio cultural, em consonância com o artigo 216 da Constituição Federal, que reconhece a política de preservação do patrimônio cultural como uma ação que compete ao poder público (https://bit.ly/3loJ1pj);

6- “Nota de compromisso - Garantia do aborto previsto em lei pela vida das mulheres da Baixada Santista”, pela habilitação do Hospital Guilherme Álvaro para atender mulheres e crianças que forem vítimas de violência sexual nos casos de aborto previsto em Lei, e para que se investigue qual foi o destino dos mais de 100 mil reais que haviam sido destinados para esse fim e que não se sabe qual foi o seu destino (https://bit.ly/3lwc5uR).

7- “Carta compromisso do Fórum dos/as trabalhadores/as do SUAS/SP”, em defesa da Política de Assistência Social e do SUAS, contendo os tópicos essenciais para as gestões municipais, validando as legislações existentes e na luta pela melhoria e real efetivação do SUAS nos municípios.

Identificou-se também com suas ideias? Então mande uma mensagem na página do Facebook ou no Instagram e venha construir essa pré-campanha junt@s!

x